quarta-feira, 10 de agosto de 2011

A importância dos mitos nos dias atuais




Mito é uma narrativa de significação simbólica, e que encerra uma verdade, cuja a memória se perdeu no tempo. Porém, o mito pode também não ser verídico, tendo apenas o valor de dar ideias estimulativas para o pensamento e o comportamento humano.
Existem três modelos de mito: o mito exemplar que tem como exemplo o ato heróico, a tradição sagrada que nada mais é que a herança religiosa, e a revelação primordial que é tudo aquilo que explica o surgimento de algo.
Os mitos são bastante presentes nos dias atuais, sejam entre as crianças com seus bonecos e histórias que se encaixam no modelo exemplar (Homem Aranha, Hércules, Batman); ou mesmo entre os adultos com suas heranças religiosas (o natal, a cruz com ou sem Jesus Cristo) e também podemos nos deparar facilmente com pessoas que vivem e relembram a revelação primordial seja na igreja, no cinema, ou em qualquer outro lugar, quando as pessoas estão lendo, assistindo, ou até mesmo vivenciando o surgimento de algo (livro de Genesis, Teogonia, a cosmologia, a Torre de Babel...).
Enfim, a função dos mitos é fixar modelos exemplares de todos os ritos e de todas as atividades humanas significativas em diferentes povos de diferentes credos.


 

Um comentário: